CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

(em conformidade com a Resolução 125 do CNJ)

DURAÇÃO: 10 semanas – parte teórica em 2 Módulos, sendo o primeiro de 40 horas e o segundo de 20 horas, além de uma parte prática, sendo esta ultima em modulo único de 60 horas. Total do Curso 120 horas. 

Primeira Parte do Curso – MODULO I – TEORICO (40 horas) – desenvolvido em 05 semanas em EAD com conteúdo do Conselho Nacional de Justiça e acompanhamento por Tutor da Escola, especialmente capacitado para orientações soluções de dúvidas, realização de atividades de interação. Nesse módulo será apresentada ao aluno uma visão inicial, em vídeo aulas, e disponibilização de material complementar, inclusive apostilas, leituras e pesquisas dos seguintes assuntos: 

– Vídeo aula – contexto histórico e social da mediação 

– Vídeo aula – Prática Judiciária e ética – Vídeo aula 

– Teoria do Conflito, interesse e posição 

– Vídeo aula – Escolas de Mediação 

– Vídeo aula – Escuta ativa e comunicação não violenta 

– Vídeo aula – Ambiente e preparação da sessão – a declaração de abertura 

– Vídeo aula – Etapas da mediação 

– Vídeo aula – Técnicas de Formulação de Perguntas 

– Vídeo aula – Novos espaços na Mediação e Conciliação 

– Vídeo aula – Feedback

Segunda Parte do Curso – MODULO II – TEÓRICO (20 horas) – 5 sábados em aulas ao vivo, das 8h às 12h, via Plataforma Zoom, com material preparado pela Escola e ministradas por professores altamente especializados e com larga vivência prática. Nesse módulo serão lecionados conteúdos relacionados e complementares ao Módulo anterior para aprofundamento dos seguintes assuntos: 

– Aula ao vivo – Políticas Públicas relacionadas à mediação no Estado de São Paulo. 

– Aula ao vivo – Legislação brasileira aplicável a questões éticas específicas 

– Aula ao vivo – Etapas da mediação 

– Aula ao vivo – Ferramentas 

– Aula ao vivo – Perguntas: pertinência e tipos 

– Aula ao vivo – Análise Transacional aplicada à Mediação 

– Aula ao vivo – Oficinas com simulações  de casos e preenchimento de fichas de controle e estágio 

Parte Final – MODULO III – ESTÁGIO (60 horas) – Estágio realizado nos Cejuscs, com encaminhamento, orientação e supervisão da Escola. 

Requisitos: – idade mínima de 21 anos completos 

– ter curso superior concluído em qualquer área há pelo menos 02 anos 

– apresentar RG,CPF, Diploma Universitário e comprovante de endereço. 

– apresentar certidão de distribuição cível e criminal (a escola orientará como obtê-las, se necessário) 

Investimento: R$ 1.690,00 com desconto de 6% à vista ou parcelado em até 5x pelo preço à vista mediante pix/cheque ou no cartão em até 12X (nesse caso o parcelamento fica sujeito às taxas cobradas pela operadora do cartão)

Corpo Docente

FÁBIA DO PRADO

Docente e Coordenadora de cursos
Minicurrículo: – Advogada. Professora Universitária das disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Métodos Adequados de Solução de Disputas, na Universidade Paulista – UNIP Jundiaí (2003 – atual). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Fundadora da Academia Jundiaiense de Júri. Mediadora e Conciliadora Judicial e Extrajudicial (conforme a Resolução 125 do CNJ). Membro Efetivo Regional da Comissão Especial De Mediação e Mediação da OAB/SP (Portaria 457/19PR) 2019-2021 . Formada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985). Palestrante. Coordenadora Geral da Câmara de Conciliação, Mediação e Cidadania – CMC, de Jundiaí, S.P. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9070446133433292

ANDREIA APARECIDA SANTOS DE MELO PATERNIANI

Docente
Minicurrículo: – Bacharel em Direito. Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Várzea Paulista, S.P; Especializada em Direito de Família pela Unianchieta (1994); mediadora formada pela APAMAGIS/CEBEPEJ em 2008; Mediadora e Conciliadora Judicial pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) conforme a Resolução 125 do CNJ. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Magistratura (EPM) ano de 2014/2015. Formada pelo CNJ no ano de 2016 em Curso de Oficinas de Divórcio e Parentalidade. Formada em Gestão e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – EJUS 2018.

DEBORAH BAPTISTELLA SUNDFELD

Docente

Minicurrículo: – Advogada Capacitada em Práticas Colaborativas; Instrutora de Mediação do CNJ; Pós Graduada pela Faculdade De Direito Prof. Damásio De Jesus, em 28/02/2005 – Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado. Pós-Graduanda na EPM no 1º Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização Em Métodos Alternativos de Solução De Conflitos; Coordenadora e Professora do Curso de Capacitação de Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial do UNISAL – Campinas – SP; Professora e Supervisora da EPM – Escola Paulista da Magistratura de São Paulo – dos Cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores, nomeada em maio de 2014; Professora da ESA Campinas no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais; Professora da ESA Santana – SP no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores, 2016/2017; Professora da FAAP de Ribeirão Preto– SP, no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores; Mediadora e Conciliadora no CEJUSC de Campinas – SP; Mediadora e Conciliadora na Central de Conciliação da 5ª Subseção Judiciária da Justiça Federal De Campinas – SP; Mediadora Convidada na Justiça do Trabalho de Campinas no ano de 2015/2016; Mediadora Privada no Centro de Prevenção e Solução de Conflitos – CONVENIRE em Campinas – SP. Membro da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB/Campinas; Transformative Mediation pelo The Institute for the Study of Conflict Transformation; Agraciada com o Título Paul Harris da Fundação Rotária do Rotary International;