Curso de Capacitação de Mediadores Judiciais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL (em conformidade com a Resoluçâo 125 do CNJ)

DURAÇÃO: 13 semanas – parte teórica em 2 Módulos, sendo o primeiro de 40 horas e o segundo de 32 horas, além de uma parte teórica, sendo esta ultima em modulo único de 60 horas. Total do Curso 132 horas.

Primeira Parte do Curso – MODULO I (40 horas) – desenvolvido em 05 semanas em EAD com conteúdo do Conselho Nacional de Justiça e acompanhamento por Tutor da Escola, especialmente capacitado para orientações soluções de dúvidas, realização de atividades de interação. Nesse módulo será apresentada ao aluno uma visão inicia, em vídeo aulas, e disponibilização de material complementar, inclusive apostilas, leituras e pesquisas dos seguintes assuntos:


– Vídeo aula – contexto histórico e social da mediação – Vídeo aula – Prática Judiciária e ética

– Vídeo aula – Teoria do Conflito, interesse e posição – Vídeo aula – Escolas de Mediação

– Vídeo aula – Escuta ativa e comunicação não violenta

– Vídeo aula – Ambiente e preparação da sessão – a declaração de abertura – Vídeo aula – Etapas da mediação

– Vídeo aula – Técnicas de Formulação de Perguntas

– Vídeo aula – Novos espaços na Mediação e Conciliação

– Vídeo aula – Feedback


 Segunda Parte do Curso – MODULO II (32 horas) – 8 sábados em aulas ao vivo, das 9h às 13h, via Plataforma Zoom, com material preparado pela Escola e ministradas por professores altamente especializados e com larga vivência prática. Nesse módulo serão lecionados conteúdos relacionados e complementares ao Módulo anterior para aprofundamento dos seguintes assuntos:

– Aula ao vivo – Políticas Públicas relacionadas à mediação no Estado de São Paulo. – Aula ao vivo – Legislação brasileira aplicável a questões éticas específicas

– Aula ao vivo – Ato jurídico, negócio jurídico e mediação

– Aula ao vivo – Etapas da mediação e suas ferramentas

– Aula ao vivo – Perguntas: pertinência e tipos

– Aula ao vivo – Identificação de Questões, Interesses e Sentimentos

– Aula ao vivo – Arbitragem e aplicação aos métodos autocompositivos

– Aula ao vivo – Psicologia e mediação – aspectos relevantes

– Aula ao vivo – Constelações familiares

– Aula ao vivo – Comunicação não violenta

– Aula ao vivo – Oficinas com simulações de casos e preenchimento de fichas de controle e estágio

– Aula ao vivo – Mediação e Conciliação na modalidade virtual. Postura online e manejo das ferramentas (Teams)


 Parte Final – MODULO III (60 horas) – Estágio realizado nos Cejuscs, com encaminhamento, orientação e supervisão da Escola.

Matrículas – até dia 11/02/2022

Início das aulas – dia 19/02/2022

Observação – no dia 19/02/2022 os alunos serão apresentados ao Curso em aula ao vivo, via plataforma zoom, no período das 9h às 13h, bem como ao corpo docente. Nesse encontro haverá apresentação dos estudantes e disponibilização de material extra de estudo e pesquisa.

Requisitos:

– idade mínima de 21 anos completos

– ter curso superior concluído em qualquer área há pelo menos 02 anos

– apresentar RG,CPF, Diploma Universitário e comprovante de endereço.

– apresentar certidão de distribuição cível e criminal (a escola orientará como obtê-las, se necessário)

Investimento : R$ 1.983,00 (mil novecentos e oitenta e três reais) com desconto de 3% à vista ou parcelado em até 5x iguais de R$ 396,60 ou no cartão em até 12X (nesse caso o parcelamento fica sujeito às taxas cobradas pela operadora do cartão)


Corpo Docente

FÁBIA DO PRADO

Docente e Coordenadora de cursos

Minicurrículo: – Advogada. Professora Universitária das disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Métodos Adequados de Solução de Disputas, na Universidade Paulista – UNIP Jundiaí. Professora da disciplina de Teoria da Argumentação Jurídica, na Faculdade Anhanguera Educacional de Jundiaí – S.P. Mestre em Direito pela UNESP. Fundadora da Academia Jundiaiense de Júri. Mediadora e Conciliadora Judicial e Extrajudicial (conforme a Resolução 125 do CNJ). Membro Efetivo Regional da Comissão Especial De Mediação e Mediação da OAB SP (portaria 457/19PR) . Formada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985). Palestrante. Coordenadora Geral da Câmara de Conciliação, Mediação e Cidadania – CMC, de Jundiaí, S.P. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9070446133433292

MARIA CRISTINA COLUNA FRAGUAS LEAL

Docente responsável pela disciplina de POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS (em conformidade com o Provimento 2288/2015, art. 2º, §§ 2º e 3º)

Minicurrículo: – Maria Cristina Coluna Fraguas Leal é Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e pós graduada em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Diretora de Fiscalização e Planejamento das Atividades do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos e assessoramento dos seus integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conciliadora e Mediadora capacitada pela Escola Paulista da Magistratura. Gestora da plataforma consumidor.gov da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, gestora do Projeto ACESSA SUS entre Secretaria da Saúde e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, gestora do Termo de Cooperação Técnica entre Tribunal de Justiça e Conselho Regional de Farmácia. 1ª Secretária do FONAMEC – Fórum Nacional de Mediação e Conciliação, em 2015. Professora de diversas instituições formadoras de conciliadores e mediadores.

ANDREIA APARECIDA SANTOS DE MELO PATERNIANI

Docente

Minicurrículo: – bacharel em Direito. Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Várzea Paulista, S.P; Especializada em Direito de Família pela Unianchieta (1994); mediadora formada pela APAMAGIS/CEBEPEJ em 2008; Mediadora e Conciliadora Judicial pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) conforme a Resolução 125 do CNJ. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Magistratura (EPM) ano de 2014/2015. Formada pelo CNJ no ano de 2016 em Curso de Oficinas de Divórcio e Parentalidade. Formada em Gestão e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – EJUS 2018.

DEBORAH BAPTISTELLA SUNDFELD

Docente

Minicurrículo: – Advogada Capacitada em Práticas Colaborativas; Instrutora de Mediação do CNJ; Pós Graduada pela Faculdade De Direito Prof. Damásio De Jesus, em 28/02/2005 – Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado. Pós-Graduanda na EPM no 1º Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização Em Métodos Alternativos de Solução De Conflitos; Coordenadora e Professora do Curso de Capacitação de Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial do UNISAL – Campinas – SP; Professora e Supervisora da EPM – Escola Paulista da Magistratura de São Paulo – dos Cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores, nomeada em maio de 2014; Professora da ESA Campinas no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais; Professora da ESA Santana – SP no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores, 2016/2017; Professora da FAAP de Ribeirão Preto– SP, no Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores; Mediadora e Conciliadora no CEJUSC de Campinas – SP; Mediadora e Conciliadora na Central de Conciliação da 5ª Subseção Judiciária da Justiça Federal De Campinas – SP; Mediadora Convidada na Justiça do Trabalho de Campinas no ano de 2015/2016; Mediadora Privada no Centro de Prevenção e Solução de Conflitos – CONVENIRE em Campinas – SP. Membro da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB/Campinas; Transformative Mediation pelo The Institute for the Study of Conflict Transformation; Agraciada com o Título Paul Harris da Fundação Rotária do Rotary International;